Pesquisa

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Mais um ano se passa para o Bahia

O ano de 2010 chega ao fim para o Bahia. No campo, a situação foi excelente. Conseguimos o acesso com rodadas de antecedência, tivemos destaques da base que estavam em baixa. A torcida recuperou um pouco do orgulho e alegria pelo Bahia.

Mas nem tudo são flores.

Nos 'bastidores', vivemos na mesma que nos rebaixou em 2003, ou que nos manteve desde 2004 fora da Série A (nosso lugar de fato). A direção, mesmo com todo o fracasso permaneceu aí, e isso não é algo normal como muitos deixam passar. Nenhum clube da grandeza do Bahia afundou tanto e não mexeu. Não podemos esquecer um dia sequer de refletir isso.

Mais um ano chegando e esperanças renovando. O que pretendemos para 2011? Apenas conquistas em campo, provavelmente nos limitarmos a campanha boas na Copa do Brasil, vencer o Baiano (ou baianinho) e ser medíocre na Série A? Eu quero mais, eu quero meu Bahêa como sempre ele foi. Tá em tal campeonato? Então é pra ganhar tal.

É necessário por parte da torcida a compreensão, conhecimento, bom senso, discernimento e cobrança. Tudo isso para, caso precise, não deixarmos o Bahia voltar ao calvário.

É importante por parte dos que defendem as ideias apresentadas anteriormente, que divulguem seus conhecimentos pela torcida leiga afora. A torcida precisa se informar e não ser tão dependente dos outros (imprensa, diretoria...).

Caso discordem, fiquem à vontade para defender a situação.

domingo, 12 de setembro de 2010

[JAEL E MORAIS] Estamos pagando, sim!

Com o ingresso nesse valor e a maior arrecadação da Série B, estamos sim, pagando pelas contratações que 'pedimos'. Aliás, estamos pagando até mais do que o time merece, afinal, estamos na Série B ainda.

E, poderíamos ganhar ainda mais se, por exemplo, o ingresso fosse 30/15 reais, com o estádio lotado (certamente estaria), teríamos renda superior ou próxima de meio milhão.

Sem contar que se abrisse o clube a um programa decente de sócios, com os direitos que a torcida quer (voto e etc), arrecadaríamos ainda mais e com nosso potencial, poderíamos estar entre as maiores de todo o Brasil. A torcida do Bahia tá carente de muitas coisas, o que ajudaria nessa arrecadação.

PS: ontem a arrecadação foi de 400 e poucos mil reais.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Internacional - Exemplo para o Bahia.

Em 1988, o Internacional-RS enfrentava o Bahia, no mesmo Beira Rio que ganhou a Libertadores de hoje. Há 22 anos atrás, porém, ele perdia para o Tricolor de Aço.

O Bahia era, então, o maior clube do país, não tinha outro que fosse superior ao time de Bobô, Charles e cia, NENHUM. Estávamos onde todos os clubes nacionais queriam estar, no topo.
Por quê caímos tanto? segue a pergunta sempre, por quê?
Para mim, o único motivo é como foi gerido o clube.

O Inter mostra o caminho.

O processo se inicia com os dirigentes do Inter tendo o bom senso de que acima deles tem um clube. E para gerir esse time, o cartola precisa ser competente, como eles Inter foi nos últimos anos, afinal, em cinco anos, vencer duas Libertadores, 1 mundial e ficar entre os melhores do brasileirão constantemente não é pouco.
Tiveram a visão de contratar jogadores nas bases de outros clubes ou recém-promovido para o profissional como Giuliano, Leandro Damião e outros. Trazer de fora grandes jogadores apagados como Guiñazu, D'Alessandro, Abbondanzieri, Bolívar, Sorondo e outros. Trazer ídolos de volta como Sóbis, Fabiano Eller, Tinga e Renan.

Além disso, a parte mais importante: como arrecadar o dinheiro necessário para começar tudo isso? Só colocar a torcida à favor do clube, com uma associação em massa (110 mil sócios, que massa!) gerando renda extraordinária.

Enquanto isso, ficamos discutindo sobre jogadores fracos e que sabemos (inconscientemente) não vão nos levar a lugar nenhum, no máximo uma 1ª divisão (que não figuraremos como uma das principais forças como merecemos). Mas a esperança do torcedor o cega imensamente e não o deixa ver isso. Com os Guimarães, Petrônio, Maracajá e outros crápulas não iremos a lugar nenhum, não adianta rezar, a menos que você, torcedor, se contente com pouco.

Pobre torcida do Bahia.

sábado, 14 de agosto de 2010

Tudo culpa de Marcelinho

Costumo 'defender' os técnicos de futebol até por achar que eles são bem massacrados hoje em dia, vejam os exemplos de Gallo, Comelli, Sérgio Guedes e Dunga, mais recentemente.

Tudo bem que Márcio Araújo errou no jogo de hoje, mas pra mim, o principal culpado foi esse presidente. O técnico tem pouco tempo no clube e não me chamem de corneteiro, pq a justificativa de Marcelinho foi ter contratado pelo PERFIL (leia-se currículo) de M.A. como treinador.

Se o time precisa subir, se já tem uma boa base, então contrate um cara que já tem passado por essas experiências várias vezes, como um Estevam ou Nelsinho ou outro, opções ele não pode dizer que não tinha.

Mas, contratar um cara que os melhores feitos foram em times como Figueirense (que foi um trabalho curto no 'disputado' futebol catarinense ou no Barueri, 'popular' time paulista, é chamar o torcedor de palhaço.

Na boa, acho que mais uma vez Marcelinho vai errando e a torcida vai achar outro culpado. E quem é o culpado, aquele que o candidato a deputado escolheu/contratou.

ST

domingo, 25 de julho de 2010

Primeira convocação de Mano, qual será?

Com a primeira convocação pós Copa do Mundo, Mano Menezes terá que chamar novos e que atuam no Brasil, para isso, listamos algumas opções que provavelmente estarão na lista do dia 26 de julho.

Não sabemos qual será o critério. Ele poderá privilegiar os clubes em melhor fase no momento ou o histórico do jogador em seleções de base e seu retrospecto recente.

Goleiros:
Victor (Grêmio)
Fábio (Cruzeiro)
Felipe (ex-Corinthians)
Jéfferson (Botafogo)
Fernando Prass (Vasco)

Laterais-direito:
Mariano (Fluminense)
Jonathan (Cruzeiro)
Douglas (Goiás)
Leo Moura (Flamengo)
Patric (Avaí)
*Nino (Vitória)

Laterais-esquerdo:
Juan (Flamengo)
Diego Renan (Cruzeiro)
Neuton (Grêmio)
Ramón (Vasco)

Zagueiros:
*Miranda (São Paulo)
*Alex Silva (São Paulo)
Chicão (Corinthians)
Tolói (Goiás)
Danilo (Palmeiras)
Léo (Palmeiras)
Réver (Atlético-MG)
*Wallace (Vitória)

Volantes:
*Sandro (Internacional)
Williams (Flamengo)
Pierre (Palmeiras)
Elias (Corinthians)
*Arouca (Santos)
*Jean (São Paulo)
Adílson Warken (Grêmio)
*Wesley (Santos)

Meias:
*Hernanes (São Paulo)
*Ganso (Santos)
Bruno César (Corinthians)
Diego Souza (Atlético-MG)
Marquinhos Paraná (Cruzeiro)
Maylson (Grêmio)
Marquinho (Fluminense)
*Elkeson (Vitória)

Atacantes:
Fred (Fluminense)
*Neymar (Santos)
*Robinho (Santos)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Kléber (Palmeiras)
*Taison (Internacional)
Dentinho (Corinthians)
Roberto (Avaí)

*Jogadores pertencentes a clubes que disputarão fases decisivas, e assim, não deverão estar presentes nessa convocação.

domingo, 18 de julho de 2010

A hora da escolha

Enquanto o torcedor brasileiro fica na expectativa de quem será o próximo técnico da seleção brasileira, a diretoria da CBF comandada por Ricardo Teixeira estuda os nomes.

Vamos aqui analisar os principais candidatos:

- Felipão: o preferido, une a experiência de já ter trabalhado no cargo com o sucesso que teve nele, além de uma boa relação com a imprensa, algo que faltou a Dunga. Técnico com boa análise da equipe em campo. Para o cargo da seleção, as qualidades dele são diversas o que pesa contra é sua motivação para assumir, ele já ganhou tudo que podia com a seleção trabalhando por menos tempo que é pedido hoje (de 2001-2002), além da relação ruim do presidente do Palmeiras, Belluzzo com Teixeira.

- Mano: gaúcho como Felipão, tem boa relação também com a imprensa. Em campo, usa esquemas ofensivos, gosta de variações táticas. De títulos nacionais aos internacionais, ganhou apenas a Copa do Brasil, perdendo uma final de Libertadores. O presidente corinthiano é amigo pessoal de Teixeira e por ser técnico do Corinthians, não recusaria uma proposta, até pq as chances de jogadores do clube paulista serem convocados seriam maiores com a escolha dele.

- Muricy: tem relação conflituosa com a imprensa, assim como Dunga, porém com mais experiência. Num período recente, foi o maior vitorioso dos candidatos, tendo um grande crédito por isso. Sabe trabalhar a longo prazo e por ter trabalhado em grandes clubes recentemente (Inter, São Paulo, Palmeiras e Fluminense) já trabalhou com prováveis convocados. Foi alvo de críticas, quando era treinador do São Paulo por não usar tanto a base o quanto podia, só efetivando nos profissionais jogadores acima de 20 anos.

- Luxemburgo: Com experiência fracassada na seleção, sempre aparece como opção para voltar. Com passagens boas por Corinthians, Cruzeiro, Santos, Real Madrid e outros, ultimamente, vem em um declínio na carreira. Por ser empresário ou ter amizade com alguns, não é bem visto por muitos.

- Leonardo: com pouquíssima experiência em clubes (como técnico) e após a não conquista da Copa por Dunga, Leonardo não é visto como bom nome pelo perfil dos dois serem parecidos. O que pesa para sua escolha é a excelente relação com a imprensa. Apesar de novo, tem bom trabalho como diretor do Milan, assim conhece bons brasileiros que jogam ali. Sua amizade com Ricardo Teixeira pode pesar a favor.

O cargo de técnico parece ser mais indefinido que o de diretor técnico, que segundo rumores, pode ficar com Parreira, substituindo assim Américo Faria (demitido após a Copa).

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Marcelinho é a cereja do bolo do Bahia.

A cereja estragada, só pra esclarecer, que precisa ser trocada para o Clube/Time do Bahia ficar 'perfeito'.

O time Bahia vem numa fase excelente, jogadores rendendo bem, técnico cada vez menos criticado, líder da B, apesar de poucos jogos (quatro), é verdade. Contratações sendo feitas, parece estar com algo caminhado para esse ano. E o futuro?

O que me deixa preocupado é isso ter acontecido justamente em um ano eleitoral, onde o que vem sendo gasto para contratar, pagar salários e etc não é divulgado, acho que passa pela cabeça de muitos o mesmo sentimento de preocupação. Fico pensando que pode ser uma jogada de tiro-curto, que corre o risco de não dar prosseguimento caso suba para a A. É um pensamento pessimista, claro, mas lembremos que há 3 semanas atrás, estávamos frustados, muito pouco tempo para mudar completamente de opinião.

O clube Bahia não vem sendo feito nada de bom pelo Sr. Dep. Pres. Marcelinho. O estatuto que após sua atitude arrogante e antidemocrática, e ainda bem, que frustada de impor o seu, ainda não foi remarcada a nova reunião. Sócios continuam com o mesmo 'direito'. Prestação de contas invísivel. Então, uma boa base das campanhas do Bahia time é uma administração do Bahia clube

PS:
Bahia time se relaciona com os jogadores, técnico e partida.
Bahia clube se relaciona com os aspectos administrativos e políticos.

Frederico Abreu

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Convocação da Seleção para a Copa 2010

Bom, galera, como todos dão pitacos sobre qual a convocação de amanhã (11), me sinto a vontade para escalar o que acho. Vou com uma grande certeza dos 23 principais, a lista reserva, eu não faço a mínima ideia, mas vou colocar algumas opções.

Goleiros:
01. Julio César (Inter de Milão)
12. Victor (Grêmio)
22. Doni (Roma)

Laterais:
02. Maicon (Inter de Milão)
15. Daniel Alves (Barcelona)
06. Andre Santos (Fenerbahce)
16. Michel Bastos (Lyon)

Zagueiros:
04. Juan (Roma)
03. Lúcio (Inter de Milão)
13. Luisão (Benfica)
14.Thiago Silva (Milan)

Volantes:
08. Gilberto Silva (Panathinaikos)
17. Josué (Wolfsburg)
05. Felipe Melo (Juventus)
18. Lucas (Liverpool)

Meias:
10. Kaká (Real Madrid)
11. Ramires (Benfica),
19. Elano (Galatasaray)
20. Júlio Baptista (Roma)

Atacantes:
07. Robinho (Santos),
21. Nilmar (Villarreal)
23. Adriano (Flamengo)
09. Luís Fabiano (Sevilla)

Os números não sei. Acho que Elano será titular e Ramires seu reserva, a surpresa pode ser Daniel Alves durante a Copa, depende dele mesmo, do seu desempenho.

A lista extra poderá ter uns desses:
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Alexandre Pato (Milan)
Gomes (Tottenham)
Miranda (São Paulo)
Kléberson (Flamengo)
Gilberto (Cruzeiro)
Ronaldinho (Milan)
Grafite (Wolfsburg)

e, para mim, dificilmente:
Hernanes (São Paulo)
Neymar (Santos)

Chances remotas de Neymar, e difícil de Ganso.

Já deu pra perceber nesses quase 4 anos que para uma mudança acontecer, o jogador tem que descer de nível na seleção, algo que os listados não fizeram, Dunga é fiel a sua base e sua coerência de quem tá bem não sai, porém ele vai inovar e fugir um pouco da sua característica, chamando essa lista extra, será benéfico para quem não tem experiência na seleção, mas cortes terão que ser feitos, e críticas são certas de acontecer. O momento é de agir normal e como sempre, como diria o ditado: "em time que se ganha, não se mexe."

Podem criticar, dar opinião, sugerir alguma mudança e etc...
Valeu.

sábado, 10 de abril de 2010

Prata da casa... - Barcelona > Bahia

...no Barcelona, poderia ser 'Ouro' da casa, afinal, jogar um clássico contra o time que mais gastou para a temporada 2009-2010, o Real Madrid, com sete jogadores formados na base, não é para qualquer um. O Real, por sua vez, só tinha o goleiro, Iker Casillas.

Todos sabemos que é menos custoso formar jogadores. Eles estão subindo para o profissional cada vez mais cedo e abaixam a média de idade do elenco. São identificados com o clube e tendem, por isso, a jogar com mais vontade.

No Bahia, ao invés de gastar valores altos para contratar jogadores decadentes ou arriscar em contratações por vídeo, poderia ser despejado dinheiro na base, investindo em profissionais capacitados (os diretores), aí sim, renomados para formar uma base sólida e de referência. E não esperar por um jogador a cada 10 anos que pode dar certo. Fazendo isso, além de manter uma equipe principal boa ao longo dos anos, deixaria o financeiro no verde (essa a grande dificuldade dos clubes brasileiros, atualmente).

A ideia seria focar somente nesse tipo de investimento. Seria o principal, em toda administração de clube, o planejamento tem que dar prioridade a algo. Seria a longo prazo, mas que no momento atual do futebol, é a opção com menos risco de dar errado.

Claro que em um clube como o Bahia, que há tempos está em um jejum de títulos, a torcida cobra resultados rápidos e para esse método dar certo, o presidente e sua diretoria deverá tomar outras medidas, como manter o clube mais transparente. Dessa forma, como tem que ser trabalhado, diminuirá as chances de insucesso e aumentará as chances de conquistas.

O Bahia que já revelou grandes jogadores (como poderemos ver em uma lista no final do texto, que mais tarde se tornaram ídolos no próprio clube ou fora), não pode continuar encarando o futebol como 'um time de empresário'. 'Fulano' (agente do atleta) vem aqui, põe seu jogador, ele ganha nome e no currículo o a referência Bahia e vai para qualquer equipe meeira brasileira ou de países pequenos. Não pode ser assim.

O Bahia é um clube grande, foi o primeiro campeão brasileiro, o primeiro a ir à Copa Libertadores, entre outros fatos históricos que marcam sua história. Os torcedores se acostumaram a isso: títulos, conquistas, ser o melhor do estado e encarar rivais como clubes inferiores.

O futebol deve ser encarado como uma bola de neve. Qualquer atitude errada e o clube tende ao insucesso, caso contrário, a tendência são os triunfos e os títulos.

Nota 1: os sete jogadores citados no texto foram Valdés, Puyol, Piqué, Xavi, Busquets, Messi e Pedro.

Nota 2: jogadores revelados pelo Bahia: Nonato, Beijoca, Charles Fabian, Cícero, Daniel Alves, Fabão, Jorge Wagner, João Marcelo, Alberto Leguelé, Marcelo Ramos, Ronaldo e Zé Carlos.

Nota 3: No título, o sinal > não se refere ao Barcelona ser maior que o Bahia, é que o clube brasileiro deveria seguir o exemplo do espanhol.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Patrocínios chegando. Desculpas acabando?

O grande problema no passado recente (e atual) do presidente Marcelo Guimarães Filho à frente do Bahia era o financeiro. Mas agora vê-se uma solução: os patrocínios que vem sendo negociados com o Bahia.

BMG e Ambev, sem dúvidas, são empresas renomadas, que sabendo negociar, não pagará pouco para o clube. Ainda mais, que a Ambev é proibida, por ser uma marca de bebida alcoólica, de estampar sua marca como patrocínio principal. Não sei se será o Banco BMG que estampará no meio da camisa sua marca, se for, a depender do valor pago, bom; se não, melhor ainda, pois teremos um espaço lucrativo para mais uma empresa.

Vendo tudo isso e o grande potencial do clube, percebo que não há lugar para desculpas do presidente sobre más ou poucas contratações e rendimentos em campos. O presidente, depois disso, tem que montar grande equipe de diretores e de muita qualidade: olheiros, diretores do clube (responsáveis por contratações), dar uma liberdade para a assessoria de imprensa e ser transparente, fazendo isso, garantirá o sucesso da equipe.

Problema em campo: parcialmente resolvido.
Problema na parte administrativa: não.

O caminho é fácil, mas dificultar as coisas parece ser o caminho do presidente. Cabe a torcida tricolor mostrar como se faz.

Nota de abertura

Um pouco de mim e do futuro do blog.

A ideia do blog era antiga. O assunto do blog é uma dúvida. E o sucesso do blog é desnecessário.
Sempre gostei de escrever.
Admiro pessoas coerentes e acho que são aquelas que tem caráter e as que seguem um princípio de vida, que não precisam ficar se escondendo atrás de outra.
Sou destemido, gosto de desafios, dos mais bestas possíveis aos maiores. Gosto de me superar, não gosto de facilidade. Ficar retido em algo, visando apenas uma direção, não é a minha. Não gosto de me aparecer por imagem, não sou vaidoso e não passo boa primeira impressão (pelo menos, é o que acho rsrs)!
Não tiro conclusões precipitadas, mas quando tomo uma decisão é pra valer.
Gosto de conhecer os mais diversos assuntos e só criticar quando estiver conhecimento do que se trata.
Esse blog ainda não tem uma ideia definida de que assunto abordar, vou tentar ser um pouco flexível e fazer críticas atuais.
Podem cornetar ou apoiar meus comentários, mas, como disse, o importante é que seja coerente no pensamento.

Agradeço a leitura e boa sorte (pra mim mesmo...rsrs)! Qualquer ideia nova, pode mandar!

Fred Abreu